Aqui você encontra resposta para várias daquelas perguntas intrigantes quando o assunto é vidro. Não encontrou aqui o que procurava? Escreva para ovidroplano@abravidro.org.br e nós responderemos em nossa revista
A
-
-
ABNT
Associação Brasileira de Normas Técnicas. É o órgão responsável pela normalização técnica no País.
Saiba mais -
-
-
-
Adevibase
Associação de Distribuidores, Processadores e Empresas de Vidros Planos da Bahia e Sergipe.
Saiba mais -
Adivipar
Associação dos Distribuidores Industriais e Revendedores de Vidros do Estado do Paraná.
Saiba mais -
AGC Vidros do Brasil
Primeira empresa do Grupo AGC na América do Sul. Fábrica com capacidade para produzir 600 t/dia de vidros flotados, revestidos, espelhos e automotivos de todos os tipos foi inaugurada em 2013, na cidade de Guaratinguetá (SP).
Saiba mais -
-
Andaime
Estrutura montada para dar acesso a algum lugar ou escorar algo. No setor vidreiro, é usado principalmente na instalação de vidros.
Saiba mais -
-
Avental
Peça de vestuário utilizada para proteger o tronco do trabalhador. Em trabalhos em que há risco de cortes, deve ser de aramida (Kevlar) ou raspa de couro. Já em ambientes úmidos, sem risco de corte, deve ser de PVC ou de material similar com característica impermeável.
Saiba mais -
-
B
-
Bitrem
Tipo de caminhão que pode ser usado no transporte de vidros formado por dois semirreboques que, juntos, somam sete eixos. Tem capacidade média para levar 36 t de vidros.
Saiba mais -
C
-
-
Calçado
Parte dos equipamentos de proteção individual usados na indústria vidreira, o calçado, normalmente uma bota, serve para a proteção dos pés. No caso de trabalhos com o vidro, deve ter biqueira de proteção.
Saiba mais -
Caminhão toco
Tipo de veículo para transporte de vidro em menor quantidade, com capacidade média para suportar 6 t. Usado normalmente para levar o vidro do processador ou distribuidor até o vidraceiro.
Saiba mais -
Capacete
Objeto que serve para proteger a cabeça de impactos externos. Faz parte dos EPIs que devem ser usados em alguns dos trabalhos do chão de fábrica vidreiro.
Saiba mais -
Carreta
Tipo de veículo composto por cavalo mecânico (com dois eixos) ou semirreboque (com três eixos). Tem capacidade média para transportar 24 t.
Saiba mais -
Carreta vanderleia
Semelhante à carreta, mas com três eixos no cavalo mecânico e maior espaçamento entre os três eixos do semirreboque. Tem capacidade média para transportar 36 t. É usado, normalmente, para levar o vidro da usina de base até processadores ou distribuidores.
Saiba mais -
Carrinho
Estrutura móvel, em forma de cavalete, utilizada para o transporte do vidro dentro do chão de fábrica.
Saiba mais -
Cavalete
Estrutura metálica que permite o transporte de vidros a granel. Cavaletes também são os suportes utilizados para o armazenamento do vidro.
Saiba mais -
CB-37
Comitê Brasileiro de Vidros Planos. Secretariado pela Abravidro, ele é responsável pelo desenvolvimento e atualização das normas técnicas dos vidros planos com a ABNT.
Saiba mais -
Cebrace
Fabricante nacional de vidro plano, é joint-venture entre os grupos NSG/Pilkington e Saint-Gobain.
Saiba mais -
-
-
-
-
Colar
Moldura de aço para o transporte de vidro nas quais as chapas são encaixadas juntas e paralelas. Normalmente, a carga de vidro é enviada em vários colares unidos por uma brida de metal.
Saiba mais -
-
Cortador manual
Com reservatório de óleo e ponta diamantada, é uma das ferramentas mais comuns no trabalho com o vidro. Existem cortadores para as mais diversas finalidades.
Saiba mais -
CSM-21
Comitê Setorial Mercosul de Vidros Planos. É responsável por desenvolver as Normas Mercosul para o segmento vidreiro.
Saiba mais -
Curso de Fusão de Vidros e Colagem Ultravioleta
Criado pelo Senai, o curso complementa a formação do Curso do Vidraceiro.
Saiba mais -
Curso do Vidraceiro
Projeto da Abravidro em parceria com o Senai, visa a capacitar profissionais na área do segmento vidreiro com conhecimentos técnicos, além de dar noções de segurança e atendimento aos alunos.
Saiba mais -
CVD
Chemical vapor deposition (deposição de vapor químico, em português) é o nome da tecnologia de fabricação do low-e usada na técnica hard coat.
Saiba mais
E
-
Emissividade
É a capacidade do vidro de transferir calor por entre seu corpo, por meio de condução térmica. É medida pelo Fator U.
Saiba mais -
Envidraçamento
Nome que se dá ao processo de fechar vãos com vidros. Normalmente é feito em sacadas.
Saiba mais -
-
Escareador pneumático
Ferramenta usada no processamento que abre canaletas, fresa e esculpe imagens no vidro. O modelo padrão de escareador possui entrada de água para realizar acabamentos com perfeição.
Saiba mais -
Espaçador
Acessório utilizado entre os vidros estocados. Evita o atrito entre as chapas ou peças e, dessa forma, impede que o material trinque, lasque ou mesmo quebre.
Saiba mais -
Especialização Técnica Abravidro
Curso especial desenvolvido pela Abravidro. Visa a atender processadores vidreiros que querem atualizar ou formar funcionários nas áreas de corte, lapidação, serigrafia e têmpera.
Saiba mais -
Espelho
Vidro com superfície lisa com alto índice de reflexão de luz. É formado a partir do sanduíche lâmina de vidro, prata (camada intermediária) e tinta. A camada de prata é a responsável pela reflexão das imagens. Fabricação O vidro comum recebe sobre uma das superfícies camadas metálicas, como a prata, o alumínio ou o cromo. […]
Saiba mais
F
-
Fator solar ou coeficiente de ganho de calor solar (CGCS)
Porcentagem de energia solar que incide no vidro e se transfere para o lado interno, tanto direta como indiretamente.
Saiba mais -
Fator U
Valor numérico que aponta a emissividade de cada vidro. Quanto menor o fator U, menos calor esse vidro transfere entre os ambientes.
Saiba mais -
Forno de curvatura
Equipamento capaz de produzir o vidro curvo. Uma chapa de float é introduzida no forno, sobre um molde. Esse vidro é aquecido para tomar a forma do molde e, em seguida, é resfriado.
Saiba mais -
Forno de têmpera
É nessa máquina que o vidro temperado é produzido. Nos equipamentos mais simples, o vidro é trabalhado verticalmente. Os fornos horizontais são mais sofisticados e têm maior capacidade de produção.
Saiba mais -
Fusing
Técnica artesanal a quente (baixa temperatura) usada para fundir chapas ou pedaços de vidro. Consiste em dar forma ao vidro adquirindo todos os detalhes do molde.
Saiba mais
G
-
Glass Performance Days (GPD)
Maior conferência da indústria vidreira. Realizada em Tampere, na Finlândia, e organizada pelo Grupo Glaston.
Saiba mais